Debian ou Ubuntu?

Não sou nenhum profissional da área nem fiz nenhuma comparação técnica sobe as duas plataformas, a verdade é que utilizo ambas sempre preciso.

Desta vez a diferença foi que até aos dias de hoje o VPS onde está este blog corria Ubuntu 10.04 (lucid) e agora estou a utilizar o Debian 6 (squeeze), porquê?

As distribuições estáveis como o LTS sofrem com o passar do tempo e acabamos por ter pacotes/aplicações muito antigas, algumas delas sem as funcionalidades que desejamos. Acabamos por percorrer dois caminhos, ou compilamos a partir da fonte ou (no caso do Ubuntu) utilizamos os PPA’s.

Eu optava até hoje sempre pela última, em particular para o nginx utilizava-a para conseguir obter a versão mais actual do servidor. Como este PPA também incluía uma versão mais recente do PHP, optei por fazer esse upgrade.

O maior problema que tive foi que esse PPA retirou o php do repositório o que me limitou quer nas actualizações, quer em instalações futuras.

Foi aqui que comecei à procura de alternativas e voltei a dar de caras com o DotDeb que já tinha utilizado no passado. Este é um projecto com alguns anos, do qual dependem muitos utilizadores e por esse motivo podemos confiar no grupo que o mantêm.

O que o [DotDeb][1] faz é actualizar alguns pacotes do Debian como o nginx, php e mysql para versões mais recentes, bastando somente incluir o seu repositório no nosso sistema.

Até agora não tenho tido problemas e estou bastante satisfeito, daí a mudança de Ubuntu para Debian.

Nuno Neves

Read more posts by this author.