CDN77, uma agradável surpresa

Nos tempos que correm, o desempenho dos sites e a rapidez/fluidez com que são apresentados é um factor muito relevante, obrigando a muitas optimizações.

Uma das formas de se conseguir entregar os conteúdos mais rapidamente aos nossos utilizadores é através de um CDN.

Um CDN (Content Delivery Network) é uma rede de servidores distribuída por todo o mundo na qual se colocam os conteúdos que queremos disponibilizar aos nossos visitantes.

A partir daqui, a distribuição desses conteúdos é efectuada utilizando os servidores mais próximos do utilizador, diminuindo assim o tempo que demora uma página a ser descarregada.

Como exemplo, um visitante oriundo do Brasil, receberá os conteúdos do site através de um servidor localizado na sua Cidade/País, se o visitante for Americano, receberá o conteúdo de um servidor próximo da sua cidade/localização nos USA.

Esta é uma explicação muito simplificada, mas no geral dá para passar a ideia.

Já tinha experimentado outros CDN’s, mas este chamou-me à atenção pelo facto de ser um dos únicos fornecedores de pequena dimensão que conheço, que têm um POP (Point Of Presence) em Portugal e no Brasil.

O CDN77 tem no momento em que escrevo este artigo 66 POP’s espalhados pelo globo o que o torna também um dos fornecedores de menor dimensão com mais presença global, comparando por exemplo com um gigante como a Akamai, CacheFly ou CDNetworks.

Como seria de esperar, tem zonas de Pull e de Push bem como CNAMES com ou sem SSL.

Acresce ao que referi anteriormente, um preço dos mais competitivos que conheço para este tipo de serviços, o que o torna ainda mais atractivo.

O trial que estou a fazer no momento em que escrevo o artigo tem demonstrado uma rede muito estável e rápida. O interface gráfico onde se efectuam as configurações é muito simples e intuitivo, complementado com um conjunto de métricas em tempo real bastante úteis como sendo a origem dos visitantes, o tráfego gerado ou rácio de pedidos servidos pelo CDN.

Uma das facilidades que me agradou bastante foi a possibilidade de definir os POP’s que pretendo utilizar, podendo escolher se o conteúdo para um determinado país é servido localmente ou não.

Fica a dica para poderem testar caso pretendam, o trial dura 14 dias e não tem nenhuma obrigação.

Nuno Neves

Read more posts by this author.